Olá Mundo

Hello World!!!

É com essa frase magica que muitas pessoas começam no mundo da programação... mas esse não foi o meu caso!

Bem vindo a minha página pessoal, meu nome é Guilherme Roncari e aqui é onde posto diversas das minhas experiências, aprendizados e observações sobre o mundo da tecnologia!

Como eu acho que tudo começou...

Sempre fui uma pessoa curiosa por natureza, e quando jovem minha maior paixão sempre foram os games. Ainda criança, me interessei por um RTS muito famoso dos anos 90!

Age of Empires II

E com isso veio a curiosidade inerente que se passa na cabeça de toda criança: Como será que isso é feito?

Desde então comecei a fuçar, explorar as possibilidades — justamente com aquilo que me divertia! Com isso acabei descobrindo indiretamente o que eram triggers, conditionals, variáveis... e tudo isso no próprio editor de mapas do Age!!! Incrível como aquele jogo disponibilizava uma ferramenta tão poderosa mesmo naquela época. Tempo vem... tempo vai... dentre scripts no falecido mIRC, páginas feitas em Flash e algumas tentativas de contar histórias no RPGMaker, a vida adulta chegou e tive de me afastar da tecnologia. Comecei a trabalhar em fabricas de calçados da região, e depois em etiquetadoras serigráficas.

Onde eu tive a certeza de que começou...

No ano de 2020, no ápice da pandemia, acabei ficando desempregado por alguns meses, e sem nada pra fazer em casa acabei me reconectando aos jogos mais fortemente, entrando até para o competitivo do Mortal Kombat 11! Participando de torneios oficiais pelo KombatKlub e com bastante tempo livre XD...

Certo dia, a curiosidade bateu novamente: como será que se produz um jogo? Mas dessa vez eu tinha tempo e mais capacidade de discernimento do que na minha juventude. Então... através de tutorias do YouTube, posts na internet e bastante pesquisa acabei criando uma engine para jogos isométricos em 8 bits! Pode não parecer muito, mas esse foi o meu Hello World!!! Uma pena eu não ter conhecimento de Git/GitHub naquela época. Teria sido um excelente primeiro repositório. A linguagem escolhida? Java! Isso mesmo... essa foi a cara do meu primeiro código:

public class App {
  public static void main(String args[]) {
    System.out.println("Newtinho crazy adventures!");
  }
}

Meu irmão Newton já trabalhava na área e sempre foi uma grande inspiração pra mim. Dito isso, voltei a trabalhar com serigrafia. Mas sentia que aquilo não fazia mais sentido pra mim... senti que poderia ir além naquilo que eu estava gostando de fazer! Então com o auxilio do meu irmão, acabei me dedicando cada vez mais a programação! Comecei a fazer os cursos de Java do grande mestre Gustavo Guanabara lá no Curso em Video! Sério, Um dia vou ter uma estatua desse cara na porta da minha casa. O que ele fez e faz pela comunidade não está escrito.

Depois desses passos inicias, fui para a Alura, onde aprendi bastante das coisas que sei hoje. Pratiquei bastante seus desafios e imersões, inclusive sendo um dos exemplos expostos em uma das edições de imersão Back-End! Tendo meu código avaliado ao vivo e recebendo varias dicas interessantes. No geral, eu gostava bastante de fazer Back-End — principalmente com Spring. Até que um dia decidi que estava na hora de mudar, e comecei a me colocar no mercado de trabalho como desenvolvedor. Foi então onde recebi a minha primeira oportunidade.

Agora é pra valer!

Após receber a minha primeira oportunidade, eu tinha apenas conhecimento em Back-End com Java, Spring e um pouco de SQL e a vaga pedia PHP, JavaScript, TypeScript, Laravel, MariaDB, React, ReactNative, Vue, Docker e muito, MUITO mais... Me senti perdido, confuso e desafiado! Mas esse foi o motivador, foi aquilo que me fez não ter mais duvidas de que era isso mesmo que eu queria. Sou muito grato por todos os amigos que fiz até agora nessa jornada, e esse é apenas o começo! Levado pela sina: ...O verdadeiro mestre, é um eterno Aprendiz... eu tendo a sempre me dedicar para completar os desafios dessa carreira da melhor forma possível, com dedicação, alguns tropeços e muita garra! XD

E pra comemorar este meu primeiro post, considere ele o meu Hello World nesta minha humilde página na internet.

Obrigado por ler até aqui, e até a proxima!